O que são fundos de investimento e como começar a investir nesses ativos?

Criado: 11 out Atualizado: 27 jan

O que são fundos de investimento e como começar a investir nesses ativos?

Atualmente, os fundos de investimento são ativos interessantes para se ter na carteira, uma vez que investindo em apenas um único produto como esse, você tem acesso à performance de diferentes setores da economia. Além disso, existem fundos ideais para todo tipo de perfil de investidor. 

E é o que veremos aqui, neste novo conteúdo da Empírica. Acompanhe e aproveite!

 

O que são fundos de investimento? 

O fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de diversos investidores, os cotistas. O gestor do fundo usa esses recursos para comprar outros ativos, e assim buscar a melhor rentabilidade possível para os investidores. Dessa forma, é possível investir em diversos ativos, em diferentes mercados.

Alguns fundos só permitem investimentos em renda fixa, outros em renda variável e outros, são o que chamamos de multimercado, que são compostos por vários tipos de ativos.

Geralmente, para explicar os fundos de investimento usa-se o exemplo de um condomínio residencial. Isso porque, no caso dos fundos, o morador que paga a taxa de condomínio é equivalente a um cotista. Assim, a taxa que cada condômino paga é proporcional à área do seu imóvel, ou seja, à sua cota-parte no edifício. Já o Síndico pode ser comparado ao gestor (ou equipe de gestão do fundo). 

Dessa forma, o dinheiro é usado para investir em outros produtos do mercado, que podem ser aplicações de renda fixa, ações, moedas estrangeiras e até cotas de outros fundos.

 

 

Por que investir em fundos de investimento? 

Existem muitas vantagens de investir em fundos de investimento, como a possibilidade de começar a aplicar valores menores, por exemplo. Desse modo, se você se sentir inseguro  para fazer grandes aportes logo na primeira vez, pode sentir aos poucos como é investir além da poupança e ir aumentando suas aplicações em seu próprio tempo. 

Além disso, há outros pontos que podem ser destacados como benefícios ao optar por esse tipo de investimento. 

 

1. Liquidez

Alguns fundos proporcionam resgate do dinheiro a qualquer momento. Mas não são todos. Então, se essa for sua prioridade, veja como funciona o prazo de resgate antes de investir.

A liquidez é informada pela sigla “D+”, que significa a quantidade de dias que levará entre o pedido de resgate e o depósito na conta corrente do investidor.

 

2. Acessibilidade

A possibilidade de investidores inseguros, que ainda não se sentem confortáveis em embarcar profundamente no mercado financeiro, conseguirem aplicar de forma descomplicada em bons produtos, é outra vantagem. 

 

3. Imposto retido na fonte

Além de tudo isso, o imposto sobre os rendimentos é cobrado automaticamente e a rentabilidade chega até você já descontada do Imposto de Renda.

 

O que é cota?

Quando você investe num fundo, está comprando cotas, que são uma fração do patrimônio do fundo. Cada cotista vai ter um número de cotas proporcional à quantia total de seus investimentos.

Os fundos possuem obrigações também. Então vale lembrar que o patrimônio líquido do fundo é a soma de todos os títulos e valor em caixa menos as obrigações.

 

Como os fundos de investimento funcionam?  

 

O rendimento dos fundos vem dos investimentos que o gestor do fundo realiza com o capital disponível, aplicando-o nos ativos que julga mais adequados (sejam renda fixa ou variável), sempre seguindo o que estabelece o regulamento do fundo.

Logo, ao decidir investir, você está comprando cotas daquele fundo. Os cotistas se tornam co-proprietários do fundo – como se eles estivessem comprando uma parcela do condomínio – e o dinheiro investido é gerenciado pelo gestor do fundo.

Além disso, ao entrar no fundo, os cotistas devem estar cientes da existência da taxa de administração (em alguns casos também de uma taxa de performance) e os valores são diferentes de caso para caso.

Existem milhares de fundos disponíveis no mercado brasileiro, que se diferem em alguns aspectos, que iremos explicar melhor a seguir.

No geral, os fundos são divididos entre abertos, nos quais os cotistas podem solicitar o resgate a qualquer tempo, conforme o regulamento do fundo (o seu “D+”). Já nos fechados, os resgates só podem ser feitos ao término do prazo de duração do fundo. 

 

Principais fundos de investimento para você conhecer

 

A categorização dos fundos vai depender dos ativos nos quais ele investe. Ou seja, você pode escolher diretamente onde quer ter o seu dinheiro investido. Veja alguns exemplos:

 

Renda fixa

Só aplica em ativos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, LC, Tesouro Direto, entre outros).  São geralmente indicados para investidores com perfil bem conservador, pois possuem baixo risco e têm liquidez mais alta.

 

Fundos de ações

Os fundos de ações são investimentos em renda variável. No mínimo 67% do dinheiro do fundo é aplicado em ações, cotas de fundos de ações, BDR, entre outros ativos negociados na Bolsa de Valores.

Nesse caso, o risco é maior, mas, por outro lado, isso pode oferecer uma rentabilidade mais alta.  Este tipo de fundo apresenta alta volatilidade, porque acompanha o sobe e desce das cotações das ações na Bolsa.

 

Fundos Multimercado

Os Fundos Multimercado podem mesclar aplicações e colocar seu dinheiro em diversos ativos.

Dessa forma, apresentam níveis de risco mais baixos ou mais altos, já que essa versatilidade permite que seu investimento seja alocado em várias opções no mercado. 

Na Empírica, por exemplo, contamos com opções dessa natureza, com fundos premiados e com um excelente histórico de resistir a cenários econômicos de estresse. Conheça os principais:

  • Empírica Lótus: um fundo com maior expectativa de retorno e menor volatilidade, que investe em uma carteira diversificada de ativos de crédito estruturado (uma especialidade da Empírica), no mercado brasileiro e internacional. Tem como objetivo ganhar com a alta da taxa de juros.

 

  • Empírica Lótus IPCA: um dos 5 melhores fundos de crédito privado acima de 16 dias – eleito pelo Guia Valor Econômico 2022 – tem como objetivo ajudar a proteger seus investimentos contra a inflação e realizar a alocação dos seus recursos em uma carteira de investimentos composta por fundos de crédito estruturado.

Dados de setembro de 2022.

Dados de setembro de 2022.

 

Os fundos de investimento passam por uma fiscalização periódica

 

O mercado de Fundos de Investimento é regulado e classificado de acordo com a Instrução 555, de 17 de dezembro de 2014, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A medida está em vigor desde 1º de outubro de 2015.

Dessa forma, o investidor ganha uma base maior de confiança e tranquilidade, pois existe um órgão regulador que supervisiona rigorosamente os fundos.

No caso dos fundos multimercado que aplicam em ativos de crédito estruturado, a CVM restringe as aplicações a Investidores Qualificados, que entre outras possibilidades, são considerados os investidores que possuem carteiras de investimento financeiro totais em valor superior a 1 milhão de reais.

 

Como escolher os melhores fundos de investimento? 

 

Geralmente, há uma empresa Gestora responsável pela criação e monitoramento do fundo. E esse é um ponto de extrema importância, pois o fundo precisa contar com uma equipe de Gestão experiente e responsável, para que ele performe da melhor maneira possível. 

Na Empírica contamos com vários nomes importantes no mercado, com know-how e expertise de anos de experiência. Conheça, a seguir, o nosso time.

 

equipe empírica

 

Conte com a Empírica 

 

Somos uma gestora de fundos de renda fixa e crédito estruturado que há 13 anos proporciona confiança, inovação e boas alternativas de investimento para mais de 12.000 investidores. 

Por meio da nossa plataforma exclusiva você descomplica seus investimentos, pois conta com a vantagem de não encontrar um excesso de opções (que acabam confundindo mais do que ajudando).

Ali, você também pode ter acesso aos nossos melhores fundos, reconhecidos e premiados e possuem um histórico de boas entregas desde seu lançamento!

Em nosso portfólio de produtos você encontra ótimas opções para investidores qualificados, cuidadas de perto por nossos experientes e respeitados gestores. Venha conosco!

 

Conheça a plataforma de aplicações exclusiva da Empírica e invista na proteção do seu patrimônio

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe
Array

Por dentro do nosso instagram

Receba os principais
conteúdos da
Empírica com
exclusividade

    © 2022 Empírica Investimentos - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP