O prazo de resgate ajuda na proteção dos seus investimentos. Saiba como

Criado: 09 mar Atualizado: 09 mar

O prazo de resgate ajuda na proteção dos seus investimentos. Saiba como

Um planejamento correto em relação ao prazo dos investimentos presentes na carteira, alinhado aos objetivos pessoais de quem está investindo, é fundamental para que o investidor alcance os resultados esperados com os investimentos ao longo do tempo. Se o seu objetivo for consolidar uma reserva, poupar para a aposentadoria, acumular para um projeto pessoal, ter uma reserva para emergências, proteger o capital da inflação ou surfar no aumento da taxa de juros, é importante alinhar isso ao prazo de resgate dos seus investimentos. 

Além disso, é preciso avaliar por quanto tempo você não vai precisar mexer naquele dinheiro, portanto, pode deixá-lo rendendo numa aplicação.  

Ignorar a importância dos prazos dos investimentos pode gerar frustração e, em muitos casos, perda do potencial de ganho. Isso porque alguns investimentos precisam de mais tempo para oferecer um rendimento que valha a pena, sem falar da incidência regressiva de impostos. Acompanhe o conteúdo e entenda como evitar isso.

O que são os prazos de resgate?

O processo de resgate do dinheiro envolve três prazos:

1. Prazo de cotização

Depois que você faz uma aplicação em um fundo de investimento, o seu dinheiro se transforma em cotas. Quando você resgata sua aplicação, o processo contrário acontece: as cotas se tornam dinheiro. O tempo que leva para isso acontecer é chamado de prazo de cotização.

2. Prazo de liquidação

Quando você solicita o resgate e seu dinheiro passa pela cotização, existe um prazo entre o dinheiro sair do fundo de investimento e ir para a sua conta. Esse tempo é chamado de prazo de liquidação.

3. Prazo de resgate

A soma do prazo de cotização com o prazo de liquidação é o prazo de resgate. Ou seja, ele se refere exatamente ao tempo que leva entre a solicitação ser realizada até o dinheiro estar em suas mãos.

No mercado financeiro, a sigla “D +” determina qual é o prazo de resgate. Para saber o que é “D+1”, por exemplo, quer dizer que o resgate da aplicação será feito um dia útil após a solicitação.

Ou seja, essa sigla indica quantos dias são necessários para que o resgate seja processado e o dinheiro caia na conta do investidor.

E é justamente por isso que é preciso ter atenção ao prazo de resgate: para que você tenha o dinheiro disponível quando precisar dele.

Dica: uma maior liquidez significa que o prazo de resgate é mais curto, ou seja, mais rápido você consegue receber seu dinheiro.

Todos os investimentos possuem essa condição?

Atualmente todos os investimentos de renda fixa possuem prazo de resgate. Entretanto, cada um tem suas particularidades.

Existem investimentos com retorno e resgate de 5 anos ou mais, por exemplo. Outros com períodos menores, de até 2 anos. Tudo vai depender do perfil de cada investidor e seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.

Na Empírica, por exemplo, alguns dos fundos de investimento de renda fixa, como o Empírica Lótus e o Empírica Lótus IPCA apresentam prazos de resgate de 90 e 120 dias respectivamente. 

Outros possuem prazo de resgate menor, como o Empírica Lótus Multi, que é D+15 e pode ser ideal para quem deseja ter um investimento com maior liquidez, sem deixar de aproveitar todos os benefícios que um investimento com bom potencial de retorno pode proporcionar. 

Confira, a seguir, detalhes sobre os diferentes tipos de prazos.

Tributação dos investimentos

É importante ficar atento à incidência dos impostos sobre os investimentos de renda fixa, que seguem uma tabela regressiva. Ou seja, quanto maior for o período investido, menor o imposto.

Como o prazo de resgate ajuda a proteger seus investimentos, na prática?

Se você é um investidor que pensa a longo prazo, já deve ter percebido que é comum muitos produtos oferecerem menor liquidez para conseguirem entregar uma melhor rentabilidade

Apesar desse fenômeno não ser uma regra, produtos com menor liquidez também apresentam outras vantagens aos seus investidores. Uma delas diz respeito ao potencial de proteção do patrimônio investido.  

O que você precisa saber sobre prazo de resgate

  1. Prazos de resgate mais longos tendem a proteger o dinheiro do investidor, principalmente em momentos de crise.

    Isso porque em períodos de incerteza e recessão, é comum que as pessoas optem por resgatar seus investimentos o mais rápido possível, gerando uma demanda alta por liquidez. Ou seja, se o momento é de turbulência, a renda fixa e os prazos alongados podem trazer benefícios.

  2. Exemplo disso é que, segundo a XP, fundos de investimento de médio e longo prazo são a aposta para 2023, como mostra o relatório “Onde investir 2023”, que recomenda investimentos atrelados ao IPCA com prazos de resgate maiores, já que a inflação do ano deve continuar alta.

  3. Outro ponto que deve-se observar é em relação ao come-cotas, nome dado ao recolhimento de Imposto de Renda sobre os rendimentos de determinados tipos de investimento.

    O prazo de resgate mais longo reflete também nessa cota recolhida para o IR. Quanto maior o período investido, menor é o valor do imposto cobrado. A taxa inicial de 22,5% pode cair para até 15%, ao manter o dinheiro investido por um período acima de 720 dias. 

Histórico da Empírica

Os fundos da Empírica jamais apresentaram mês de rentabilidade negativa, mesmo durante as crises que a economia brasileira enfrentou nos últimos anos. 

Os prazos de resgate mais longos, assim como a gestão de riscos efetuada pelos nossos gestores, são alguns dos fatores que explicam esse bom desempenho. 

Longos prazos de resgate permitem ao gestor planejar com maior antecedência a venda de ativos do fundo, se for necessário para honrar os resgates. Essa é uma vantagem que traz maior segurança para o investidor. 

[Rentabilidade obtida no passado não é garantia de resultados futuros.] 

Pontos que você deve considerar antes de investir

  • Alinhe seus objetivos financeiros com os prazos dos produtos financeiros

Para que os seus objetivos possam ser potencializados a partir dos investimentos, elabore um planejamento com o que almeja atingir e em quanto tempo. Assim, irá encontrar a melhor alternativa para alcançar suas metas. 

Uma boa dica é fazer uma simulação com a Calculadora do Cidadão do Banco Central, preenchendo as informações do investimento que está planejando.

  • Sempre mantenha uma reserva de emergência com liquidez diária ou prazo de resgate curto

É muito importante que você tenha algum capital reservado para eventualidades, que possa ser resgatado do investimento da forma mais imediata possível. 

Assim, não precisará aguardar grandes prazos para resolver questões de saúde, reparos nos bens pessoais, como casa e carro, ou algum projeto pessoal de última hora. 

  • Selecione sabiamente a gestora escolhida para ser sua parceira nesta jornada

Ao investir, é fundamental fazer as escolhas certas. Isso não se limita apenas a escolher entre um produto financeiro ou outro, mas também a se atentar para quem está por trás da gestão de um produto no qual você investe. 

Por isso, opte por uma gestora com um bom histórico de mercado e verifique o nível de experiência dos gestores, que, além de tudo, consigam entregar uma gestão de riscos criteriosa e comportamento ético.

Seja VIP na Empírica e potencialize suas aplicações

Hoje, mais de 12 mil investidores confiam na Empírica e comprovam diariamente a qualidade do serviço oferecido. Isso se dá graças aos mais de 13 anos de experiência no mercado e uma robusta equipe especialista no que faz. 

Oferecemos fundos multimercado para vários perfis de investidor e objetivos de investimento, com destaque para os produtos mais premiados: o Empírica Lótus e o Empírica Lótus IPCA.

Convidamos você a conhecer os diversos motivos que levam a Empírica a ser considerada uma das melhores gestoras de fundos de renda fixa e crédito estruturado do país. Acesse nossa Sala VIP e confira nossa história e os principais fundos num só lugar. 

Além disso, lá você terá contato direto com a equipe de especialistas e terá acesso aos principais fundos da Empírica para investir de maneira mais inteligente.

Conheça a plataforma de aplicações exclusiva da Empírica e invista na proteção do seu patrimônio

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe
Array

Por dentro do nosso instagram

Receba os principais
conteúdos da
Empírica com
exclusividade

    © 2022 Empírica Investimentos - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP